Palestra “Literatura e Narrativas de Humanização em Saúde: o experimento do Laboratório de Humanidades” | Dante Marcello | 14 de Janeiro, 2016

January 14, 2016 @ 17:00 - 19:00

Data: 14 de Janeiro de 2016, 17h
Local:
Sala 5.2 – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização:
CEAUL

Site do projecto

RESUMO: O Laboratório de Humanidades (LabHum) é uma atividade académica dirigida a graduandos, pós-graduandos e profissionais da saúde. Iniciada em 2003 na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, hoje sua metodologia vem sendo aplicada em diversas instituições e cenários do campo da saúde no Brasil. Partindo da leitura de clássicos da literatura universal, o LabHum procura promover o compartilhamento da experiência estética suscitada pela leitura dos clássicos e propor um itinerário de discussão que possibilita a reflexão sobre valores e atitudes humanas, não apenas no âmbito acadêmico e profissional, mas também na esfera existencial.

Ao longo dos últimos cinco anos, projetos de pesquisa, vinculados à linha Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde, vêm revelando o quanto esta experiência estético-reflexiva tem contribuído para uma efetiva humanização daqueles que participam e participaram do LabHum. Através de narrativas produzidas pelos próprios participantes ou pela metodologia da história oral de vida, tem sido possível compreender como a experiência da leitura compartilhada, ao suscitar afetos e sentimentos e provocar profunda reflexões, acaba redundando em efetivas transformações na dimensão ética das escolhas e atitudes práticas. Nesta palestra pretendo delinear a história, os objetivos e a metodologia do LabHum, assim como apresentar uma síntese das narrativas de seus participantes, apontando os temas mais emergentes.

Date:
January 14, 2016