ESC # 30 Curso Intensivo Culturas e Gestão: Práticas em Contexto | 3 créditos (ECTS)

June 22, 2015 - July 2, 2015

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO

Data: 22 – 25 de junho, 29 de junho e 2 de julho
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Casa-Museu Medeiros e Almeida

Ficha de inscrição

Resumo: Reconhecendo as indústrias culturais e criativas (ICC) como um setor estratégico do desenvolvimento sustentável, este curso apresenta aos formandos desafios práticos reais que se colocam à gestão das organizações culturais na atualidade. Partindo do conhecimento sobre criatividade urbana gerado num contexto anglófono, começaremos por comparar políticas, discursos e práticas de criatividade nas cidades de Londres e Lisboa. Em articulação com a Casa-Museu Medeiros e Almeida, e com base naquele benchmark, os formandos criarão peças jornalísticas e de comunicação estratégica para a organização cultural.

Formadores: Ana Mendes,* Nelson Gomes,* Cristina Baptista,* Paulo Alves*
Língua
: Português
: 22 de junho (das 10h às 13h; 14h às 17h)
23 de junho (das 10h às 13h)
24 de junho (das 10h às 13h; 14h às 17h)
25 de junho (das 10h às 13h)
29 de junho (das 10h às 13h; 14h às 17h)
02 de julho (das 10h às 13h; 14h às 17h)
: 90 € (estudantes / CEAUL: 45 €)
Data limite de inscrição: 15 de Junho

Síntese dos conteúdos programáticos

Os dois primeiros módulos, compostos por sessões de 3 horas, correspondem às fases necessárias para a concretização e gestão dos projetos no último módulo do curso, e incluem uma visita ao TNDM II na primeira sessão,

momento em que a organização apresentará o briefing aos formandos. O processo de criação das equipas participantes será orientado pelos formadores e pelo representante da organização, e os resultados serão objeto de revisão por pares pelas outras equipas. Os projetos finais serão publicados online na plataforma do Trends Observer (www.trendsobserver.com).

Módulo I: Especialização Estratégica

Sessão Um: Ana Mendes, Nelson Gomes e representante do TNDMII – Apresentação do curso, formato e objetivos. Apresentação e briefing pela instituição parceira.

Sessão Dois: Ana Mendes – A economia criativa. Londres como ‘benchmark’. Cultura 2020 e Políticas de Especialização Inteligente em Lisboa. Políticas e programas públicos de promoção dos setores das indústrias culturais e criativas (ICC). Parcerias estratégicas (por ex., UNESCO Creative Cities Network).

Sessão Três: Nelson Gomes – O ‘Chief Culture Officer’: a gestão da cultura em âmbito empresarial e institucional.

Módulo II: Co-criação e Geração de Ideias

Sessão Um: Cristina Baptista e Nelson Gomes – Jornalismo cultural. Propostas de agenda noticiosa – o cânone e o extra-cânone. Diversidade cultural e escolhas para a formação de uma opinião pública. Comunicação institucional. O operador cultural e a busca pela visibilidade.

Sessão Dois: Nelson Gomes e Paulo Alves – Identificação de elementos internos e externos; co-criação na geração de ideias e inovação.

Sessão Três: Ana Mendes e Nelson Gomes – Formulação da estratégia e do conceito (branding e publicidade).

Módulo III: Soluções Criativas

Sessão Um: Cristina Baptista e Nelson Gomes – Concretização das peças jornalísticas e dos conteúdos de comunicação institucional. Das fontes, contactos e recolha de informação à criação do texto; do briefing à criação do texto.

Sessão Dois: Nelson Gomes e Paulo Alves – Concretização das peças estratégicas (branding e publicidade).

Sessão Três: Apresentação das projetos finais (peças jornalísticas e de comunicação estratégica) à organização cultural.

*Ana Cristina Mendes – Doutorada em Cultura Inglesa, Universidade de Lisboa, e investigadora no CEAUL. Os seus interesses de investigação estendem-se à produção cultural pós-colonial e à sua intersecção com as indústrias culturais e criativas.

*Nelson Pinheiro Gomes – Doutorado em Cultura e Comunicação, Universidade de Lisboa, docente na FLUL e investigador no CEAUL. A sua investigação e atividade docente abordam os Estudos de Tendências, o Branding e a Comunicação Estratégica, e a Cultura de Consumo.

*Cristina Baptista – Jornalista e autora, integra o Grupo de Investigação 2 do CEAUL (Cultura Inglesa), no âmbito do qual foi desenvolvido o projeto «Império Britânico. Ideologias, perspectivas e percepções». Tem realizado investigação em torno de temas como o encontro colonial e os argumentos do colonialismo e também a Era Vitoriana, entre os seus interesses principais. Defendeu tese de doutoramento sobre três vitorianas e a invisibilidade.

*Paulo Emanuel Alves – Mestrando em Cultura e Comunicação, com uma Pós-Graduação em Comunicação de Tendências e uma Licenciatura em Design de Comunicação, todos pela Universidade de Lisboa. A sua investigação e atividade profissional relacionam-se com o design e a direção artística, e com estudo da cultura da moda.

June 22, 2015
July 2, 2015