ESC #35 Curso Intensivo Escrita Criativa, da Expressão à Ação | 1 crédito (ECTS)

July 6, 2015 @ 16:00 - July 15, 2015 @ 20:00

INSCRIÇÕES ATÉ 29 DE JUNHO

Data: 6 – 15 de julho [16h-20h]
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Ficha de inscrição

Resumo: A escrita criativa emana do contexto académico da América do Norte e do Reino Unido, em particular das Humanidades — ler e escrever complementam-se. A escrita criativa é acessível a todos, vital para a produção de conhecimento e introspeção, o desenvolvimento pessoal, a confiança e a capacitação na sociedade. A sua presença na Universidade garante a renovação das Humanidades e das Artes na sua busca de sentido e de expressão no mundo. Neste curso combinamos estratégias de escrita criativa (narrativas de vida, jogos poéticos, estímulos visuais e aurais) com técnicas de meditação e contributos da dança.

Formadores: Diana V. Almeida,* Isabel Figueira,* Margarida Vale de Gato,* Teresa Casal*
Língua
: Português
: 16h-20h
: 90 € (estudantes / CEAUL: 45 €)
Data limite de inscrição: 29 de junho

Síntese dos conteúdos programáticos

Módulo I: Atividades de Pré-escrita e formas de poesia

Sessão 1: Escrita livre cronometrada, modos de anotação e formas de repetição

Sessão 2: Escrita Reflexiva e Fórm(ul)as de Poesia

Módulo II: Escrever o Presente: Meditação e Diálogos Interartes

Sessão 1: Respirar e escrever em presença

Sessão 2: Diálogos verbais, visuais e aurais

Módulo III: Do Corpo à Escrita, Comunicação Verbal e Não-Verbal n

Sessão 1: Ritmo e Expressão

Sessão 2: A Escrita como processo de Auto-Conhecimento

Módulo IV: Narrativas de vida e momentos de crise

Sessão 1: Crise, rutura de mundos assumidos e papel da narrativa na busca de sentido

Sessão 2: Leitura e escrita reflexiva como formas de auto e hetero-conhecimento

*Diana V. Almeida desenvolve um projeto de escrita criativa no Museu Coleção Berardo; como terapeuta e poeta, organiza cursos de escrita criativa e desenvolvimento pessoal (Escrever o Coração). Ensina Cultura Visual, Arte e Literatura dos EUA na FLUL e é investigadora integrada do CEAUL.

*Isabel Figueira é professora de língua e literatura portuguesa e psicoterapeuta na área das terapias expressivas, com experiência na área da saúde mental. Coordenou um curso de pós-graduação em Dança Terapia e Comunicação Não Verbal na Universidade Autónoma e dá formação sobre comunicação verbal e não verbal em expressões criativas.

*Margarida Vale de Gato tem dois livros de poesia, Mulher ao Mar (2010) e Mulher ao Mar Retorna (2013), bem como a peça Desligar e Voltar a Ligar (com Rui Costa, 2011). Ensina na FLUL e investiga no CEAUL Literatura dos EUA e Tradução Literária, atividade que também pratica profissionalmente há vinte anos.

*Teresa Casal tem escrito (sobre) narrativas de doença e co-organizou (com Peter Bray) Beyond Diagnosis: Relating Person to Patient, Patient to Person (2014) e (com Isabel Fernandes, Mª Jesus Cabral, Alda Correia & Diana V. Almeida) Contar (com) a medicina (2015). Ensina na FLUL, investiga Literatura Irlandesa e Humanidades Médicas no CEAUL e é tradutora literária.

July 6, 2015 @ 16:00
July 15, 2015 @ 20:00