ESC #56 – Oficina Ozu e o Cinema Clássico Americano

A Oficina Ozu e o Cinema Clássico Americano realiza-se a 30 de Abril e tem como objectivo principal  fornecer conhecimentos que permitam reconhecer a influência, assim como os elementos dissonantes, entre o cinema clássico americano e o cinema oriental do realizador japonês Yasujiro Ozu (1903-1963). Dirigido aos alunos que pretendam desenvolver conhecimentos sobre a História do Cinema, Cinema Norte-Americano, Análise Fílmica e que queiram ser introduzidos ao cinema de Ozu, a oficina privilegia a análise e discussão de filmes na relação entre a narrativa, mise-en-scène e o autor, partindo à descoberta de uma linguagem cinematográfica em permanente renovação e diálogo.

Programa de estudos, incluindo horas totais e horas de contacto: A oficina irá funcionar num único dia, durante o período de 3 horas, via Zoom. Nesse período o formador partilhará o seu know-how e diferentes materiais com os formandos. Tendo em conta a estrutura da oficina, numa primeira parte serão trabalhados os ensinamentos teóricos de autores como David Bordwell, Todd Berliner, John Gibbs, a partir do visionamento e discussão de excertos de um filme do período clássico americano. Já numa segunda parte, dedicada ao visionamento e discussão de excertos de um filme de Ozu, serão abordados autores como Donald Richie, Yoshida Kiju, Patrick Holm Hogan e Gilles Deleuze. Esta abordagem permitirá colocar em diálogo realizadores e respectivos filmes.

O Curso tem 20 vagas e os valores são de 15€ para Estudantes da ULisboa, 20€ para o público em geral. Os interessados em inscrever-se deverão fazê-lo até dia 20 de Abril. Para tal, será necessário preencher a ficha de inscrição com todos os dados solicitados e remetê-la para gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt até ao prazo indicado. Posteriormente, serão indicados os passos a realizar para efetuar o pagamento da inscrição.

Posted in Uncategorized.