Conferência Internacional Street and the City | Chamada de Trabalhos

A Rua e a Cidade IV – Momentos

7-9 de Setembro de 2022

Orador convidado (confirmado): Nicholas Tredell

A cidade vive e constrói-se de momentos. Momentos que respiramos no presente, momentos que cristalizam memórias, tanto individuais, como colectivas, num “solitário andar por entre a gente” (Camões, 1598), ou em diálogo entre o eu e o Nós unidos pela urbe. Esta conferência propõe que se abordem temas do passado, longínquo ou próximo, temas do presente, tanto a nível global, como local ou glocal, e temas do futuro, real ou imaginário. Segundo Mumford (1961), “as origens da cidade são obscuras, boa parte delas encontra-se ou enterrada no passado, ou irremediavelmente apagada, sendo as suas futuras perspetivas difíceis de aquilatar”. Propõe-se a análise de momentos, como as convulsões que afectam o quotidiano urbano, esvaziando as ruas da cidade e cortando, assim, as artérias da socialização habituais, até a projectos que busquem respostas e lenitivos para tais cenários. Propõe-se a reflexão sobre fenómenos que tocam a cidade e desafiam à criação de novas formas de conexão entre os seus residentes e os que até lá se deslocam, seja por lazer, seja por trabalho, pela guerra ou por desastres naturais. O espaço citadino, na sua dinâmica renovadora, convida à redefinição, mobilizando a criatividade emergente e a memória de momentos pretéritos, passíveis de configurar continuidades identitárias.

Assim, os tópicos e temas de interesse relacionados com a Rua e / ou a Cidade incluem, mas não se limitam a:

  1. Momentos arquitectónicos na rua e na cidade
  2. Momentos fílmicos na rua e na cidade
  3. Momentos literários na rua e na cidade
  4. Momentos políticos na rua e na cidade
  5. Momentos de diáspora na rua e na cidade
  6. Momentos tecnológicos na rua e na cidade
  7. Momentos turísticos na rua e na cidade
  8. Momentos visuais na rua e na cidade
  9. Momentos sonoros na rua e na cidade
  10. Momentos da rua e da cidade em risco

Tal como indicado no título, esta conferência é a quarta numa serie de eventos académicos sediados no CEAUL.

As submissões devem ser enviadas até dia 15 de Maio para thestreetandthecity@gmail.com, mencionando o método de participação preferido: in situ ou online.

Por favor inclua na linha de assunto do email SC4 e organize a proposta a submeter em 2 ficheiros diferentes:

  • Ficheiro com as propostas individuais, com o máximo de 300 palavras e com a duração de vinte minutos; As mesas-redondas terão o máximo de quatro oradores e um moderador – deve ser enviada uma breve descrição (150-200 palavras) e uma proposta de 300 palavras; Os painéis, com três oradores e um moderador, devem incluir uma breve descrição do painel (150-200 palavras), assim como uma proposta de 300 palavras;
  • Ficheiro com a informação relativa ao/s autor/es: o título completo da comunicação, o nome, a afiliação institucional, endereço postal e electrónico, e uma breve nota biográfica (100 palavras)

Por favor, identifique os ficheiros do seguinte modo: Apelido_Nome_Resumo_SC4 Apelido_Nome_Bionota_SC4

Todos os participantes são responsáveis pelo seu alojamento e deslocação.

A publicação de uma selecção de comunicações resultará de um processo de revisão de pares.

Posted in Uncategorized.

Deixe uma resposta