Seminário com Sarah Falcus | Literatura Infantil e Estudos sobre Envelhecimento: intergeracionalidade, tempo e curso de vida

Esta palestra reúne estudos sobre envelhecimento e literatura infantil com o objetivo de argumentar que a relação entre criança e pessoa mais velha tem ramificações para a nossa compreensão de nós mesmos como seres temporais e relacionais. Académicos como Vanessa Joosen sugeriram que devemos rever a aliança tradicionalmente limitante e até mesmo estereotipada entre a criança e a pessoa mais velha na literatura infantil, argumentando que esta conexão pode permitir novas configurações e entendimentos da velhice. Aceitando este desafio, considero a representação do avô e neto em livros ilustrados do final do século XX ao início do século XXI. Engajando-me com críticas recentes sobre a criança no tempo (Edelman, Sheldon, Gubar, Beauvais), exploro como a convergência de tempos na relação intergeracional pode nos fazer repensar não apenas a relação da criança com o tempo, mas também a do adulto mais velho. Em última análise, esta análise da relação intergeracional em livros ilustrados infantis reitera a importância de pensar no envelhecimento a partir de uma perspectiva de curso de vida.

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário