CENTRO DE ESCRITA

WILL Lab (Writing, Innovation, Learning & Language Laboratory @ ULisboa)

 

Primeiro semestre 2019-2020

A partir de 2 de Outubro || Quarta e Quinta 14-16h

Sala 1.23, FLUL

email — WillLab_UL@letras.ulisboa.pt

Segue-nos no Facebook

O WILL Lab é um projeto pioneiro em Portugal, inspirado nos modelos dos centros de escrita das universidades dos E.U.A., em particular de Stony Brook University (New York), com quem mantemos uma parceria informal. Pretendemos contribuir para o desenvolvimento das competências de escrita académica em língua inglesa, fundamentais no contexto laboral contemporâneo, onde o multiculturalismo se torna cada vez mais relevante. O nosso foco é incrementar o sentido crítico dos escritores que nos procuram, de modo a que estes ganhem autonomia enquanto pensadores e cidadãos.

Convidamos os alunos e funcionários da ULisboa a fazerem-nos uma visita para uma sessão individual com os nossos tutores (alunos da FLUL, do 1º e 2º ciclos), qualquer que seja o estádio e/ou o conteúdo do seu trabalho. Acompanhamos a escrita desde o momento de gerar ideias, passando pela elaboração de um esquema, até aos diversos rascunhos que geram a versão final. As sessões de tutoria são grátis e não precisam de marcação.

Temos preparados vários flash workshops (entre 15 minutos a 1h) que podemos implementar em salas de aula, caso o docente o solicite. Abordamos temáticas que julgamos importantes no processo de escrita, desde o momento de gerar ideias, passando pela estruturação do texto, até à organização de uma bibliografia ou de material de apoio a uma apresentação oral. O título “How to” procura sublinhar a componente prática da nossa abordagem — How to Brainstorm, How to Use Free Writing to Generate Ideas, How to Organize an Outline, How to Quote and Write a Bibliography, How to Make a Handout.

Sites úteis

OWL — The Purdue Online Writing Lab

Coursera — Academic Writing English

Diretora — Diana V. Almeida

Atuais tutores — Fábio Rúben, João Almeida Gabriel, Mandala de la Rivière, Maria Inês Caldeira de Almeida, Sydelle de Souza