Declaração de missão

Declaração de missão

O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES) realiza estudos multidisciplinares do inglês, entendido como língua, na sua variação, e como as múltiplas literaturas e culturas de língua inglesa, em inter-relação com o mundo, em especial o de língua portuguesa. Este objecto abrange ainda processos comunicativos multimodais que exigem uma leitura contextualmente informada e abordagens disciplinares, teóricas e metodológicas variadas. Assim, a unidade acolhe investigadores especializados em estudos de literatura, cultura, linguística, tradução, recepção, (inter)artes e outros. O CEAUL/ULICES produz investigação fundamental e aplicada com impacto na sociedade, traduzida mormente em práticas hermenêuticas centradas no relacionamento interpessoal e intercultural (ex. tradução, diáspora, estudos pós-colonais, humanidades digitais, cuidados médicos, estudos de turismo).

A unidade estrutura-se em 6 grupos de investigação (RG1. English Studies: Literature; RG2. English Studies: Culture; RG3. American Studies; RG4. Other English-speaking Literatures and Cultures; RG5. Linguistics: Language, Culture, Society; RG6. Reception and Translation Studies), que enquadram projectos individuais e colectivos; 

Entre as áreas a desenvolver, destacam-se: (1) Estudos interdisciplinares de literaturas e culturas; (2) Transformações histórico-culturais, relações de poder e questões de política cultural, incluindo conceitos como tolerância, liberdade, direitos ou democracia; (3) Humanidades Digitais visando perceber e explorar o impacto de novos instrumentos no estudo das humanidades e promover a integração de novos média nos estudos literário-culturais; (4) Cidades e identidades, pertença em sociedades marcadas por uma história de colonização, migração e diáspora; (5) Relações inter-artes — literatura, cinema, artes visuais, teatro e música; (6)  Estudos de Tradução e Recepção em Portugal, (7) Escrita (Criativa) aplicada à investigação e crítica académicas; (8) Humanidades médicas, com ênfase na investigação e exploração de aplicações inter- e transdisciplinares dos estudos literários em desenvolvimento em contexto anglo-americano; (9) Ficção Científica e Fantasia, com destaque para a dimensão crítica que a criação de mundos alternativos suscita; (10) Turismos interliterários | culturais em inglês e português.

 

 

IMG_7411
Letras2
DSC_0012v2