Estudos Americanos (GI 3)

Estudos americanos (GI 3)

Investigadores principais: Mário Avelar e José Duarte

Número de investigadores: 32 - Membros integrados (com doutoramento): 17 / Estudantes de doutoramento: 4 / Outros: 11

O Grupo de Investigação 3 dedica-se à área de Estudos Americanos, um campo académico caraterizado por diálogos interdisciplinares e interculturais, conjugando abordagens e metodologias literárias e historiográficas. A nossa investigação abrange a literatura, as artes, a música, o cinema e a história respeitantes à América do Norte, sobretudo os Estados Unidos, desde os tempos coloniais até à atualidade. Por meio de projetos colaborativos em curso com universidades norte-americanas, apostamos na transferência de conhecimento entre as duas margens do Atlântico, procurando complementarmente desenvolver programas de extensão à comunidade.

Reconhecendo, por um lado, o âmbito transdisciplinar dos Estudos Americanos, questionamos, por outro, as suas tendências globalizadoras no passado e no presente, enquanto procuramos uma orientação esclarecida no tocante aos desafios a explorar nos dias de hoje e nesta área de investigação. Os nossos objetivos estratégicos englobam: a) o estudo interdisciplinar da literatura, cultura e artes norte-americanas; b) as dinâmicas interculturais e intraculturais entre Portugal e a América do Norte; c) as mais recentes tendências dos Estudos Americanos nas áreas do cinema, da música, da cultura popular, da tradução e da ecocrítica; d) a investigação aplicada à escrita académica e criativa.

Atualmente, o grupo privilegia os seguintes eixos de investigação:

1. (Re)imaginar os passados em comum, sobre os mares e além-fronteiras: diálogo, receção e projeções entre os EUA, as Américas e a Europa, com especial enfoque sobre o imaginário dos Oceanos;
  2. Transições, marginalidades e vanguardas, mobilidades e transformações, géneros e liminaridade, (est)éticas emergentes na literatura, música, cinema e artes visuais;
  3. Pedagogias de escrita académica e escrita criativa através do WILL-Lab e de formatos de ensino inovadores na escrita e na tradução literárias.