Estudos Ingleses: Cultura (GI 2)

Investigadores principais: Adelaide Meira Serras e Ana Patrícia Rodrigues

Número de investigadores: 23 - membros integrados (com doutoramento): 12 / estudantes de doutoramento: 3 / outros investigadores: 7

O Grupo de Investigação 2 dedica-se ao Estudo da Cultura Inglesa, dando especial enfâse à abordagem cultural desenvolvida pelo Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ao longo das últimas duas décadas do século XX. Neste novo milénio, a equipa nunca abandonou um conceito de estudos de cultura alargado, na sua relação entre a investigação literária e a história das ideias, num contexto de história social e intelectual, mantendo-se atenta a novas linhas de investigação que foram sendo exploradas, incluindo os estudos culturais enquanto área interdisciplinar. Tem, igualmente, focado o seu trabalho investigativo na exploração metodológica de paradigmas educacionais e filosóficos respeitantes, especialmente, aos períodos da Modernidade e da Contemporaneidade. Tem vindo a apresentar novos contributos para o Estudo da Cultura Inglesa através do estudo de ensaística, prosa de ficção, poesia e artes visuais, agremiando os interesses específicos de cada investigador num projecto comum.

O perfil interdisciplinar dos “Estudos de Cultura” permite múltiplas abordagens e uma vasta escolha de temas, contribuindo os investigadores do GI2 para o enriquecimento do Grupo com os seus projectos de investigação individuais e colectivos. Actualmente o GI2 dedica-se ao desenvolvimento de três projectos de investigação:

- Victorians Like Us: foco no Vitorianismo e no Neo-Vitorianismo. Contempla, ainda, temáticas provindas do anterior projecto sobre o Império Britânico e pós-colonialismo;

- The Street and the City: foco nos estudos urbanos, incluindo memórias urbanas e outras áreas de interesses associadas a cidades, o seu espaço, as suas culturas e as suas representações literárias e visuais;

Gestão de Tendências e da Cultura: foco na análise cultural aplicada ao mapeamento de mudanças socioculturais e à identificação de orientações estratégicas com fins societais, de modo a actuar ao nível local no âmbito cultural, empresarial e político.