Outras Literaturas e Culturas de expressão inglesa (GI4)

Investigadora Principal: Ana Raquel Fernandes e Margarida Martins

Nº total de investigadores: 12 / Membros integrados (doutorados): 6 / Estudantes de doutoramento: 3 / Outros investigadores: 3

O Grupo de Investigação 4 do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) dedica-se às literaturas e culturas de expressão inglesa que emergiram como áreas de estudo autónomas nas últimas décadas do séc. XX, designadamente na Austrália, Canadá, Índia, Irlanda, Nigéria e África do Sul.

Partindo de uma abordagem interdisciplinar, a investigação desenvolvida pelo GI4 estuda essas literaturas e culturas tanto na especificidade dos respectivos contextos históricos e geopolíticos, como numa perspectiva intercultural. Tendo em conta as alterações na arquitectura política e identitária de sociedades marcadas pelo colonialismo e a migração, em 2014 o GI4 lançou o seu actual projecto sobre Representations of Home (RHOME), que estuda representações literárias e visuais de “casa”, identidade e pertença em sociedades que têm vindo a reconfigurar as suas heranças múltiplas e por vezes conflituais.

As actividades do GI4 incluem:

• Colóquios RHOME (2014; 2017; 2020);
  • RHOSE - Representations of Home Open Seminar, com convidados de dentro e fora da academia e abertas a toda a comunidade;
  • RHOME Creative – Escrita criativa de textos sobre os temas de casa e pertença;
  • Palestras, sessões de leitura e oficinas com escritores e académicos, inclusive a edição anual da Embassy of Ireland Lecture.