Gestão de Tendências e da Cultura

Gestão de Tendências e da Cultura

A temática de Gestão de Tendências e da Cultura abraça os cruzamentos entre investigação e ação. O objetivo consiste em desenvolver uma investigação sólida no âmbito da análise das dinâmicas socioculturais e dos seus fenómenos, com vista à geração de orientações estratégicas que podem ser aplicadas em diversas instituições culturais, políticas, empresariais e artísticas.

Herdamos a experiência e o conhecimento desenvolvidos no Projeto “Culturas Criativas: Cidades, Tendências, Estratégias”. Com base nisto, as atividades de investigação e investigação-ação terão em atenção os territórios urbanos de modo a compreender a emergência de culturas criativas e a permitir a análise das representações e práticas de vários grupos sociais, incluindo subculturas e tribos urbanas. O mundo anglo-americano apresenta-se com um conjunto de benchmarks e com importantes contributos teórico-práticos a considerar ao nível dos objetos e espaços de estudo, bem como das abordagens a desenvolver.

Objetivos:

  • Promover investigação e inovação no campo dos Estudos de Cultura (considerando os principais contributos anglo-americanos), refletindo sobre os seus papéis e potencialidades num mundo em rápida e constante mudança;
  • Promover investigação conceptual e aplicada ao nível da análise estratégica da cultura;
  • Formar investigadores e agentes ativos na sociedade que possam agir tanto na academia como em empresas ao nível da análise/gestão cultural estratégica;
  • Transferir conhecimento para a sociedade, em especial no âmbito da cidade de Lisboa;
  • Abordar a análise cultural como um conjunto de métodos, das Humanidades às Ciências Sociais, com potenciais resultados estratégicos para áreas como a gestão, o marketing, a comunicação estratégica, a política local, a produção e programação culturais, entre outros;
  • Abordar benchmarks criativos e propostas teórico-práticas no âmbito do contexto anglo-americano que possam ser transferidos e/ou analisados, contribuindo para as abordagens deste projeto.

 

Mais informações: http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/gtc-id/