RHOSE 27 | “Ethic of Care: transgenerational praxis.”


RHOSE 27 | “Ethic of Care: transgenerational praxis.”

A escritora australiana Charlotte Wood é autora de vários romances e livros de não-ficção, como “The Submerged Cathedral” (2004), “Animal People” (2011), “The Natural Way of Things” (2016), “The Weekend” (2020), “The Luminous Solution” (2021) e “Stone Yard Devotional” (2023), entre outras obras, pelas quais recebeu vários prémios distintos.

“Weekend” pertence ao género do Reifungsroman, o romance de crescimento e (re)estabelecimento de relacionamentos significativos na vida adulta. É uma história de vulnerabilidade, luto e liberdade que não precede a responsabilidade para com os outros, mas se manifesta de forma relacional. “Weekend” narra a história de uma amizade ao longo da vida entre quatro mulheres. Jude, Wendy e Adel viajam para celebrar o Natal na vila australiana de Bittoes para organizar a casa de Sylvie antes de ser colocada à venda após sua morte por cancro. Ao fazer isso, elas precisam enfrentar as histórias que as mantiveram juntas num “estado de motim em vez de êxtase, um período de constante luta contra o mundo, mas também contra si mesmas.” (Collins, The Guardian, 2020)

“Stone Yard Devotional” conta a história de uma mulher que deixa sua vida estabelecida, mas fracassada, para ingressar em uma comunidade religiosa de freiras nas planícies inóspitas de Monaro, na Austrália, onde ela explora a ideia de estar em relação com e para os outros como a experiência mais fundamental de estar viva. Ao usar diversas técnicas narrativas de introspecção e recontar, a narração do passado da narradora está preocupada com as noções de cuidado, vulnerabilidade e receptividade para com os outros.

Este seminário examinará a ética do cuidado inspirada por “Weekend” e “Stone Yard Devotional”, fundamentada no trabalho de Emmanuel Lévinas e Judith Butler. Vamos analisar o género do Reifungsroman e os conceitos filosóficos de responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros, a experiência do luto, reverência e auto-cuidado. Além disso, analisaremos a incorporação do motivo da vida animal versos humana e sua relação com o ambiente, visto como, parafraseando Kathleen Woodward, um modelo de continuidade natural. Como será argumentado, a cura e a regeneração são apenas possíveis em relações éticas que são inseparáveis, simultâneas e baseadas no cuidado.

Palavras-chave: literatura do cuidado, responsabilidade, estudos sobre envelhecimento, literatura feminina, literatura australiana.

Data do evento: 08-09 de Janeiro de 2024
Horário: 11:00
Organização: Zuzanna Zarebska
Localização: Evento Online

Share the Post:

Related News