Data: 6 a 27 Abril, 2016
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL/NuCiVo/Arquiteturas Film Festival
“OS LUGARES QUE HABITAMOS”
Ciclo de Cinema
6-27 Abril
Este ciclo de cinema surge de uma parceria entre o Arquiteturas Film Festival, a FLUL (NuCiVo) e o CEAUL e debruça-se sobre o tema “Os lugares que habitamos”. A escolha centrou-se em filmes que questionam e ilustram visões do futuro das cidades. Passando pela China, EUA, Espanha, Alemanha e Áustria, a diversidade dos argumentos representa a distinta relação que a arquitectura e o cinema possuem. Nestes filmes podemos observar como os realizadores tiram partido dos diferentes géneros narrativos (ficção, documentário e experimentalismo) para contar histórias que nos transportam no tempo e no espaço desvendando realidades utópicas e distópicas do mundo. O ciclo contará com um debate final com vários convidados.
PROGRAMAÇÃO:
6 de Abril
Double Happiness
Ella Raidel
2014 // Austria // 72’
Uma viagem cinematográfica à China, onde um clone da cidade austríaca de Hallstatt tem sido realizado como um projeto imobiliário. O filme narra a história desta cópia planeada em segredo, da sua descoberta e da motivação para a construção de uma réplica em estilo “conto de fadas”, numa região com uma população de milhões de pessoas.
Prémio de Melhor Filme Internacional – Arquiteturas 2015
Trailer
http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/double-happiness/
Total 72m
//
13 de Abril
Back Up Tapes from Moon and Mars
eteam – Franziska Lamprecht and
Hajoe Moderegger
2012 // EUA // 34’
Em 2012, a dupla eteam visitou as cidades de Mars e Moon Township, na Pensilvânia. A sua abordagem é documental, posicionando-se como antropólogos culturais que veem as cidades como se fossem ambientes simulados na Terra, um campo de treino para a eventualidade de viver no planeta Marte e no satélite da Terra, a Lua.
Trailer
http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/back-up-tapes-from-moon-and-mars/
Sueñan los Androides
Ion de Sosa
2015 // Espanha // 61’
É o ano de 2052, em Espanha, e os últimos dias de quase tudo. A cidade é uma sequência de obras abandonadas. Todos os dias há menos pessoas e nem todos são humanos. Uma ovelha custa quatro milhões e meio de pesetas e há que gastar muitas balas para pagar por uma.
Trailer
http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/androids-dreams/
Total 95m
//
20 de Abril
Cities Potential Space
Gusztáv Hámos & Katja Pratschke
2014 // Alemanha // 30’
A forma que a cidade poderia ter assumido, como a cidade vai aparecer no futuro, são aspetos que exploramos no nosso projeto. Investigamos visões urbanas e modelos de cidade, passagens espaciais e temporais, fronteiras, locais de transição e dos limites.
Trailer
http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/cities-potential-space/
Life in the Coffin Factory
Alexander Dworschak
2014 // Austria // 48’
Em 1989, um grupo de 30 ativistas adquiriram uma propriedade e a ruína do que havia sido uma das maiores fábricas de caixões no tempo do antigo império Austro-Húngaro. Passo por passo, eles foram tornando-a num projeto de habitação coletiva único e excepcional, constituído por 112 apartamentos, um jardim infantil, um restaurante e banhos públicos.
Trailer
http://www.arquiteturasfilmfestival.com/2015/pt/life-in-the-coffin-factory/
Total 78m
//
27 de Abril
Unsupported Transit
Zachary Formwalt
2011 // EUA // 15’
Filmado nas actuais obras de construção da nova bolsa de valores projetada por OMA em Shenzhen, na primeira das Special Economic Zones na China. Neste local, uma história começa a ser contada com as primeiras fotografias sequenciais de Edwward Muybridge e um trabalho encomendado que ele realizou para Leland Stanford.
Total 15m
Projeção seguida de debate: “Que lugares habitamos?” com José Duarte (FLUL/FCT/CEAUL), Sofia Mourato (Arquiteturas Film Festival), Hermínia Sol (IPT/CEAUL), Sofia Machado (FBAUL/LAMIPA). Moderação: Manuel Seatra (NuCiVo)