INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO
Data: 22 de junho
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Casa-Museu Medeiros e Almeida
Organização: CEAUL
Resumo: O workshop propõe uma abordagem às Humanidades Digitais a partir dos Media e da sua reinvenção no contexto socioeconómico e cultural do início do século XXI. Após um breve enquadramento teórico, será abordado o estudo de caso do Observador, trabalhando com situações reais que enquadram a experiência do primeiro caso de sucesso de um jornal totalmente digital. Termina com uma análise prospectiva do impacto que os wearables terão no ecossistema mediático, discutindo a interacção entre o meio digital e o físico. Deste modo, o workshop pretende alargar o conhecimento de todos os eventuais interessados em plataformas digitais aplicadas às Humanidades.
Formadores: Diogo Queiroz de Andrade*
Língua: Português
Horário: 22 de junho (das 14h às 17h)
Inscrição gratuita
Data limite de inscrição: 15 de Junho
Síntese dos conteúdos programáticos
Estrutura em 4 módulos
I– As Humanidades Digitais: Enquadramento
Breve discussão do conceito Humanidades Digitais e sua aplicabilidade teórica.
II– O Caso dos Media: Contexto
Situação sócio-económica e cultural que conduziu à decadência do formato (papel), obrigando o produto (jornalismo) a reinventar-se.
III– Estudo de Caso: O Observador
Apresentação detalhada desde a sua génese, analisando o projeto original, as diversas adaptações, medindo o sucesso e a viabilidade do produto através deste projeto.
IV– Prospetiva: Os Wearables
Os wearables são a mais recente vaga tecnológica que obrigam os media a responder à diluição de fronteiras entre o digital e o físico e às suas consequências culturais.
*Diogo Queiroz de Andrade – Diretor criativo do Observador, o mais inovador jornal digital português. Jornalista, produtor de conteúdos tv / web desde 1998, realizador de documentários. Formação académica em Comunicação Social e Ciência Política.