INSCRIÇÕES ATÉ 29 DE JUNHO
Data: 6 – 15 de julho [16h-20h]
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL
Resumo: A escrita criativa emana do contexto académico da América do Norte e do Reino Unido, em particular das Humanidades — ler e escrever complementam-se. A escrita criativa é acessível a todos, vital para a produção de conhecimento e introspeção, o desenvolvimento pessoal, a confiança e a capacitação na sociedade. A sua presença na Universidade garante a renovação das Humanidades e das Artes na sua busca de sentido e de expressão no mundo. Neste curso combinamos estratégias de escrita criativa (narrativas de vida, jogos poéticos, estímulos visuais e aurais) com técnicas de meditação e contributos da dança.
Formadores: Diana V. Almeida,* Isabel Figueira,* Margarida Vale de Gato,* Teresa Casal*
Língua: Português
Horário: 16h-20h
Inscrição: 90 € (estudantes / CEAUL: 45 €)
Data limite de inscrição: 29 de junho
Síntese dos conteúdos programáticos
Módulo I: Atividades de Pré-escrita e formas de poesia
Sessão 1: Escrita livre cronometrada, modos de anotação e formas de repetição
Sessão 2: Escrita Reflexiva e Fórm(ul)as de Poesia
Módulo II: Escrever o Presente: Meditação e Diálogos Interartes
Sessão 1: Respirar e escrever em presença
Sessão 2: Diálogos verbais, visuais e aurais
Módulo III: Do Corpo à Escrita, Comunicação Verbal e Não-Verbal n
Sessão 1: Ritmo e Expressão
Sessão 2: A Escrita como processo de Auto-Conhecimento
Módulo IV: Narrativas de vida e momentos de crise
Sessão 1: Crise, rutura de mundos assumidos e papel da narrativa na busca de sentido
Sessão 2: Leitura e escrita reflexiva como formas de auto e hetero-conhecimento
*Diana V. Almeida desenvolve um projeto de escrita criativa no Museu Coleção Berardo; como terapeuta e poeta, organiza cursos de escrita criativa e desenvolvimento pessoal (Escrever o Coração). Ensina Cultura Visual, Arte e Literatura dos EUA na FLUL e é investigadora integrada do CEAUL.
*Isabel Figueira é professora de língua e literatura portuguesa e psicoterapeuta na área das terapias expressivas, com experiência na área da saúde mental. Coordenou um curso de pós-graduação em Dança Terapia e Comunicação Não Verbal na Universidade Autónoma e dá formação sobre comunicação verbal e não verbal em expressões criativas.
*Margarida Vale de Gato tem dois livros de poesia, Mulher ao Mar (2010) e Mulher ao Mar Retorna (2013), bem como a peça Desligar e Voltar a Ligar (com Rui Costa, 2011). Ensina na FLUL e investiga no CEAUL Literatura dos EUA e Tradução Literária, atividade que também pratica profissionalmente há vinte anos.
*Teresa Casal tem escrito (sobre) narrativas de doença e co-organizou (com Peter Bray) Beyond Diagnosis: Relating Person to Patient, Patient to Person (2014) e (com Isabel Fernandes, Mª Jesus Cabral, Alda Correia & Diana V. Almeida) Contar (com) a medicina (2015). Ensina na FLUL, investiga Literatura Irlandesa e Humanidades Médicas no CEAUL e é tradutora literária.