ESC # 36 Curso Intensivo Direito e Cinema, uma narrativa filmica: a ponte entre a realidade e a ficção

July 20, 2015 @ 16:00 - July 24, 2015 @ 18:00

INSCRIÇÕES ATÉ 13 DE JULHO

Data: 20 – 24 de Julho [16h – 18h]
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CEAUL

Ficha de inscrição

Resumo: É inegável o fascínio exercido pelo mundo do Direito e das Sociedades de Advogados sobre a indústria cinematográfica de Hollywood. Desde cedo que se produzem filmes e séries baseados nesta temática. Como é que o Cinema tem influenciado a nossa percepção de justiça e de protecção dos mais altos valores morais? E qual o impacto da transposição da realidade da Common Law para a realidade do sistema legal Europeu? Neste âmbito, e tomando como ponto de partida três obras fundamentais pretende-se discorrer sobre os pontos essenciais da cultura jurídica do século XXI.

Formadores: Joana Tomaz Hilzbrich*
Língua
: Português
: 16h – 18h
: 30 € (estudantes / CEAUL: 20 €)
Data limite de inscrição: 13 de Julho

Síntese dos conteúdos programáticos

Primeira sessão: Introdução à narrativa filmica – o diálogo entre o direito e o cinema

Segunda sessão: Twelve Angry Men e o princípio in dubio pro reu.

Terceira sessão: A Time to Kill e a Lexi Talionis

Quarta sessão: How to Kill a Mockingbird, Direito natural, positivado e conflito de normas ssociaisireito.

Quinta sessão: A perspectiva do Cinema Europeu e a temática do Direito

*Joana Tomaz Hilzbrich é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Presentemente, encontra-se a terminar a parte lectiva do Mestrado em Direito Internacional e Relações Internacionais pela mesma instituição. É advogadaDe estagiária pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados desde 2013, cargo que actualmente ocupa, bem como o de Tutora de Direito da Economia e de Colaboradora no Gabinete Erasmus e de Relações Internacionais na Faculdade de Direito. É detentora do Certificado de Competências Pedagógicas com a classificação de muito bom. Frequência de um curso de introdução ao direito norte-americano que despertou o interesse pela abordagem da narrativa filmica de Hollywood relativa às questões de Direito Privado e Público. Entre os seus interesses são de destacar: literatura portuguesa e russa de século XIX, cultura clássica, estudos comparados, relações internacionais, cinema, séries, música clássica a contemporânea, cultura renascentista, pintura, common law, Direito Diplomático, Direito da Economia, Direito Processual.

Start:
July 20, 2015 @ 16:00