Media Literacy: from theory to practice (a one-day event)


Numa sociedade crescentemente polarizada, a educação e literacia para os média revelam-se fundamentais. Como pode a promoção da literacia mediática contribuir para o combate à crescente polarização da opinião pública nas sociedades contemporâneas? Qual é o estado-da-arte da literacia para os média em Portugal? Como pode a educação para os média contribuir para a solução de problemas que afetam a nossa sociedade?

Com o intuito de refletir sobre estas questões, o “American Corners Portugal” e o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES) organizam, em parceria, o evento “Media Literacy: from theory to practice”. Além de contar com uma palestra proferida por Renee Hobbs, referência mundial em literacia digital e mediática, o evento inclui uma mesa-redonda com os especialistas portugueses Isabel Nery, Manuel Pinto e Vítor Tomé, terminando com a realização de um workshop.

A palestra e a mesa-redonda são abertas ao público. O workshop requer inscrição prévia até 29 de setembro de 2023, através do email gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt; taxa de inscrição: 10€).

O evento destina-se à comunidade em geral, sobretudo a estudantes universitários (1.º, 2.º e 3.º Ciclo) com interesse por esta área.

Os interessados em participar devem fazê-lo até 29 de setembro de 2023. Para se inscrever basta preencher este formulário e enviá-lo para gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt. Depois de concluir este passo, será contactado para saber como proceder ao pagamento da taxa de €10.

Para mais informações sobre o evento, consulte o cartaz ou contacte: cbeecher@campus.ul.pt

NOTA: As atividades realizar-se-ão presencialmente e em língua inglesa.

Program:

9:30 – 10:00Opening Session Anfiteatro III (Sala A201)  
10:00 – 11:00Plenary Lecture: “How Media Literacy Education Helps to Depolarize Society”             Renee Hobbs (University of Rhode Island, USA)
11:15 – 12:45Roundtable Discussion: “Media Literacy in Practice: the Portuguese context” Isabel Nery (CAPP, ISCSP); Manuel Pinto (CECS, Universidade do Minho); Vitor Tomé (CIES, ISCTE-IUL)
15:00 – 17:00Workshop – (Sala B112.B)  (Mandatory enrolment, max. 30 pax.): “Designing Educational Futures: How media literacy education responds to important community needs”             Renee Hobbs (University of Rhode Island, USA)

Posted in events.