Projecto em Humanidades Médicas

Projecto em Humanidades Médicas

O Projeto em Humanidades Médicas (PHM) tem como principal objetivo promover esta área interdisciplinar emergente através da aplicação dos conhecimentos e dos métodos das artes e humanidades no âmbito geral das ciências da saúde, em estreita colaboração com profissionais de saúde. Deste modo, o PHM procura contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde não só através da formação humanística de profissionais e estudantes na área das ciências da saúde (e de outros saberes), mas também da valorização da perspetiva do doente.
O PHM desenvolve-se a partir do projeto “Narrativa & Medicina: (Con)textos e Práticas Interdisciplinares” (2013-15), um projeto com financiamento da FCT, pioneiro na introdução da área da Medicina Narrativa em Portugal em 2009. Contando com uma equipa multidisciplinar constituída por investigadores e consultores de Literatura, Medicina, Enfermagem, Estudos Visuais e Fílmicos, Filosofia, Ética, Psicologia, Farmácia, Epidemiologia, Sociologia e Fisioterapia, o projeto tem vindo a estabelecer inúmeras parcerias com instituições nacionais e internacionais. O PHM procura assim consolidar, desenvolver e dar continuidade ao trabalho conduzido pelo Projeto Narrativa & Medicina e pelo subsequente Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), atualmente financiado pela FCT (ref. PTDC/LLT-OUT/29231/2017), dinamizando os seus três eixos principais: investigação académica, educação/formação e prática/trabalho de campo.
Uma das suas áreas-chave, a educação e formação avançada, concretizada através de iniciativas como a Unidade Curricular / Curso Livre em Medicina Narrativa (a funcionar desde 2012), propõe-se agora preparar o Programa Doutoral em Humanidades Médicas. Além disso, promove a Escola de Verão em Medicina Narrativa, com carácter bienal, entre outras atividades como o Ciclo anual de palestras e o Seminário Permanente.
Outra vertente fundamental do PHM é a Rede Portuguesa de Humanidades Médicas (RPHM), uma plataforma que reúne entidades parceiras – universidades, centros de investigação e instituições de saúde – com vista à divulgação, ao debate e à reflexão e ação conjunta no campo das Humanidades Médicas em âmbito nacional.