(RE)Imaginando Passados Comuns Pelo Mar E Cruzando Fronteiras

(RE)Imaginando Passados Comuns Pelo Mar E Cruzando Fronteiras

Diálogos, recepção e projecções entre os EUA, a Europa e o mundo na literatura, história e cinema incidindo em especial sobre o imaginário associado aos oceanos

Descrição:
Este projecto, criado pelo Grupo de Investigação em Estudos Americanos do CEAUL (GI 3) em 2019, visa estudar as relações marítimas entre os EUA, as Américas e a Europa, em todas as suas dimensões, concentrando-se especialmente nos intercâmbios Portugal-EUA (acima de tudo literários e culturais, mas também de cariz sociológico, diaspórico, económico e ambiental) ligados ao mar. O Oceano Atlântico “compartilhado” é, portanto, a principal referência, sendo dada especial atenção às imagens construídas sobre ele, tendo também em vista uma possível intervenção a nível das Humanidades Ambientais.

Objectivos:
• Prosseguir o trabalho do GI 3, mostrando os intercâmbios culturais e as dinâmicas de recepção literária entre Portugal e os EUA, aqui recentradas nas temáticas do oceano, privilegiando a sua contribuição disciplinar para a Ecocrítica e a Ecopoética.
• Contribuir com uma perspectiva histórica, literária e inter-artística, para o estudo do Antropoceno.

Questões a desenvolver:
• Qual o alcance das imagens associadas à noção de “além-mar”, do ponto de vista cultural e histórico, considerando o eixo (Norte)América-Europa e o lugar central de Portugal neste eixo?
• Que podemos aprender da história da relação entre a Europa e a(s) América(s), associada ao Oceano Atlântico? Quando e como é tomado como delimitação de fronteiras a serem preservadas e / ou exploradas?
• Que relevância têm as representações do mar como deserto, ou as sugestões de um “sentimento oceânico”, e como podem elas ser usadas no contexto das Humanidades Ambientais?

Referências teóricas:
• Environmental Humanities ( Glotfelty, 1997; Rose, D. B., T. van Dooren, M. et al. .2012; Nye, D. E., L. Rugg, J. Fleming, Emmett, R. 2013).

• Transatlantic Studies (MacPherson and Kaufman 2002; Manning and Taylor 2007; Straub 2016).

• Oceanic feeling (Roland and Freud 1927), Oceanic Studies (Blum 2013) and Blue Ecocriticism (Metz 2009 and Brayton 2011).

• Postcolonialism, diaspora studies, and planetary thinking (Gilroy 1993; Chakrabarty 2009).

Resultados/actividades:
Congresso Internacional Over_Seas: Melville, Whitman, and All the Intrepid Sailors, 3-5 Julho 2019, Lisboa - www.overseas2019.com.
Volume especial sobre American Studies Over_Seas a ser publicado numa editora de referência