RECEPÇÃO| PERCEPÇÃO DA LITERATURA INGLESA NA ERA DIGITAL

RECEPÇÃO| PERCEPÇÃO DA LITERATURA INGLESA NA ERA DIGITAL

Recepção| Percepção da Literatura Inglesa na Era Digital  é um projecto  académico e cultural de carácter experimental, intrinsecamente transdisciplinar, centrado nas várias formas multissensoriais de interpretação literária. Estas revelam, tanto ou mais acerca do tempo e do lugar da recepção do texto literário, quanto acerca dos da sua criação, isto porque, segundo Rivkin e Ryan (2004), “todo o conhecimento é interpretação, uma transferência de significado de um momento da história para o outro, inflectindo sempre o que se conhece mediante as categorias e os pressupostos do momento posterior.” (129) Hoje me dia, com os instrumentos digitais de que dispomos, têm emergido novas práticas radicais de comunicação e criação que potenciam diferentes tipos de recepção e percepção dos textos literários. Com início em 2016, o projecto produziu até agora dois eventos internacionais relevantes de âmbito académico e cultural – sobre William Blake (15-17 de Novembro de 2016) e sobre Angela Carter (23-25 de Maio de 2017) e sobre a arte e a vida de Jane Austen (de 7 de abril a 5 de junho de 2018: vários momentos de 'A Little Tea if you Please'; uma exposição inaugurada em 23 de abril de 2019).

O projecto constrói-se a partir de um anterior, Humanidades Digitais: Bibliotecas, Escolas, Compromisso Social, iniciado em 2010 pelos investigadores Alcinda Pinheiro de Sousa, Pedro Estácio e Teresa de Ataíde Malafaia. Este dizia respeito ao estudo bibliográfico e cultural das colecções em inglês, constituídas através de compras e doações, tanto individuais, como instituicionais que, desde 1879, têm vindo a ser sistematicamente incorporadas nas coleções da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sucessora e herdeira da biblioteca do Curso Superior de Letras, fundado em 1859 pelo rei D. Pedro V. O projecto beneficiou do aconselhamento científico da Professora Emérita Isobel Armostrong, da Universidade de Londres, e da colaboração da British Library, mediante orientação especializada de Jamie Andrews, responsável pelo English and Drama Department dessa instituição. Os resultados de Humanidades Digitais: Bibliotecas, Escolas, Compromisso Social foram publicados em The International Journal of the Book, 2012 [http://hdl.handle.net/10451/12201], 2014 [http://hdl.handle.net/10451/12202] e 2016 [http://hdl.handle.net/10451/23101].

 

SUB-PROJECTO: TURISMO GASTRONÓMICO E LITERÁRIO. PERFORMANCE, COMUNICAÇÃO E CULTURA

Turismo Gastronómico e Literário | Performance, Comunicação e Cultura é um projecto experimental para os interessados em desenvolver estes tipos de turismo, intrinsecamente transdisciplinares, centrados nas várias formas multissensoriais de leitura. E por que não ousar ler os textos literários envolvendo todos os modos de percepção num equilíbrio deliciosamente instável? Na verdade, as formas artísticas e as práticas gastronómicas criativas sempre se fecundaram mutuamente ao longo dos tempos. O objetivo deste projecto é recriar os textos literários de forma performativa através da gastronomia, a fim de evidenciar o facto de tanto o poeta como o cozinheiro trabalharem para criar metamorfoses e ilusões, segundo Ronald Tobin ("Qu'est-ce que la Gastrocritique?", 2002).

Este projecto teve na sua génese um outro, Turismo Literário e Cultural, que enfatizava o desenvolvimento das inter-relações entre literatura, cultura e turismo. Pretendia-se contribuir para um dos sectores de rápido crescimento da indústria de viagens e, assim, para o reconhecimento de novos modelos de desenvolvimento em comunicação intercultural que promovessem diversas parcerias. Do mesmo modo, o Turismo Gastronómico e Literário desafia os seus parceiros a colaborarem no desenvolvimento, na performance e na comunicação de abordagens culturais inovadoras.

Site relacionado

https://www.facebook.com/receivingperceiving/

https://receivingperceiving.wordpress.com

Notícia: "A virgem, o marquês sádico e um crime à mesa"