ESC#60 – Videographic Montage: The video essay as a discursive tool

Os vídeos são uma ferramenta essencial para o trabalho académico, oferecendo uma forma poderosa de comunicar os artigos de pesquisa, ideias e argumentos. Os resumos e ensaios em vídeo demonstram visualmente os resultados da pesquisa e permitem o uso de ferramentas criativas para transmitir ideias e emoções complexas de maneira impactante. Os vídeos capturam qualidades afectivas, experienciais e incorporadas que muitas vezes são deixadas de lado na pesquisa textual tradicional, tornando o trabalho académico mais acessível e compreensível para um público mais amplo. Este workshop tem como objetivo dotar os participantes das ferramentas necessárias para criar vídeos cativantes que deixem uma impressão duradoura no público. Os participantes trabalharão com o DaVinci Resolve, um software de edição de vídeo gratuito usado em muitas produções de Hollywood, e poderão optar por utilizar uma biblioteca de imagens gratuitas ou imagens capturadas por eles para construir sua primeira montagem de vídeo.

O workshop, uma experiência imersiva de três dias (6-8 Maio, das 10h às 16h), empregará uma abordagem de proximidade para guiar os participantes por todo o processo, desde a incubação das suas ideias até à visualização dos seus vídeos materializados e projectados no grande ecrã. O workshop irá plantar as sementes da investigação investigativa e, através de um trabalho em estreita colaboração com os participantes, permitirá ajudá-los a concretizar as suas ideias. Este tem como objetivo promover e apoiar o processo criativo para criar um ambiente de apoio e colaboração para os participantes desenvolverem o seu vídeo. Os participantes receberão conhecimentos teóricos básicos da escola de montagem americana versus russa, permitindo-lhes utilizar as técnicas dessas diferentes escolas da maneira que considerarem mais adequada para ilustrar as suas ideias. Com esse conhecimento, os participantes podem escolher uma paisagem sonora ou a leitura de um texto como base para seu vídeo-ensaio. Os ensaios finais em vídeo serão exibidos na Sociedade Guilherme Cossoul (11 Maio, 16h-18h30) para que os estes possam ser divulgados e obter maior exposição. Este workshop é perfeito para qualquer pessoa apaixonada por arte e cinema, independentemente do seu nível de experiência. O número máximo de participantes será limitado a 15 para garantir que todos os participantes possam ser ajudados de forma igual. Esta é uma excelente oportunidade para aprender como aproveitar todo o potencial da edição de vídeo para o seu trabalho académico e criativo!

Os interessados em inscrever-se deverão fazê-lo até o dia 26 de Abril (13h). Para completar a inscrição será necessário preencher o formulário de inscrição com todos os dados solicitados e enviá-lo para gestao.ceaul@letras.ulisboa.pt. Posteriormente, será contactado sobre como proceder ao pagamento da inscrição de 40€ (para estudantes e funcionários da ULisboa) e 65€ para os restantes.

Posted in events.